O descaso com o Futebol Amador.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Opinião: o descaso no Futebol Amador.

     Sabe aquele assunto que você tem a sensação de que está batendo na mesma tecla sempre? Então, é o que se percebe quando se fala ou se escreve sobre o futebol amador, principalmente na zona norte do Estado do Ceará é incrível como ele é tratado no chamado “País do Futebol”, com desrespeito, descaso e arrisco dizer como piadas​ por muitos que estão em cargos importantes relacionado a essa modalidade.

     Chega a ser irritante ver tradicionais candidatos onde parece que estão mais preocupados em não usar o investimento do esporte e muitas vezes esses próprios distribuem migalhas, sendo que o mais importante e o que deveria ser visto está longe disso. Falta atenção, um olhar de confiança e apoio.

     É inaceitável ver "donos" de time mendigando uma ajuda junto ao poder público, simplesmente não tem expectativas ou alguém pra socorre-lo, é direito e dever de cada Secretaria disponibilizar atendimento, projetos, ideias para prestar ao querido futebol amador que representa uma grande parte da sociedade. É desumano como tratam essas grande maioria. Ou só "cabo eleitoral" de político que pode ter um atendimento digno? Não, só que na nossa realidade o caso infelizmente é esse. O futebol amador precisa da mesma atenção e cuidado.

     Dói e dói mesmo vê equipes coreauenses querendo manter a tradição querendo dá um algo a mais ao povo, querendo ajudar aos que fazem do futebol uma enorme ajuda na renda da família com a venda de seu pastel, sua coxinha, etc...

     É ridículo atletas, torcedores terem que se deslocarem em determinadas épocas do ano pra outras cidade para acompanhar a reta final do campeonato local, porque não tem isso para os mesmos. Gente, é uma questão simples de direito. Essa parte do povo tem o direito de usufruírem aos menos um pouco que seja de seus direitos, assim como os "homens de confiança" de cada grande gestor. Sei bem que o futebol amador não irá resolver os problemas sociais locais mas ainda é a forma mais barata de tentar diminuir esse mar de problemas, como o consumo de drogas, depressão, obesidade além de estimular o relacionamento social que está cada vez mais incomum, reencontros de velhos amigos, manter a tradição a prosa e dentre outros, porque não citar o velho aperto de mão cada vez mais incomum...

     Lutamos e lutaremos fora de campo por uma reviravolta no mundo do Futebol Amador e que dê tempo desses garotos, desses "velhos" colherem frutos da sua entrega e trabalho, e que esse esporte seja cada vez mais respeitado em tudo. Que esse amadorismo não seja penalizado por buscar o que é seu por direito, torcemos por melhora no futebol amador, falo da minha terra mais sei que o problema é geral.

     Machuca ouvir cidadão falando que o Futebol Amador em Coreaú não tem mais concerto, não vai mais pra frente. É triste vê ex jogadores que há tempos ocupam cargos grandes posições importantes fingindo que não conhece esse setor, essa classe social pois grana no seu bolso e silêncio na sua boca. Sabemos que a triste realidade local faz muito dos amantes desse esportes se calarem.


     Geralmente a Secretaria de Saúde é comandada por um especialista ou por alguém com experiência na área, geralmente a Secretaria de educação é comandada por um especialista, professor ou alguém de certa forma com alguma experiência na área, mas adivinhe quem comanda a Secretaria de Esporte? Sim um "amigo" do Gestor maior, um "laranja" do Gestor maior, um familiar de alguém de "peso" que apoiou o Gestor maior, mas nunca um ex-jogador de futebol, nunca um ex-dono de time, nunca mais nunca mesmo um amante do futebol amador.

     Nossa equipe tentou ficar por dentro do dinheiro público de Coreaú... Como  quase todo os município só um milagre pra ter acesso essas informações, assim seria Coreaú mas conseguimos essa informações e os números são assustadores, vejamos:
ORÇAMENTO ANUAL DA SECRETARIA DE ESPORTE DE COREAÚ:
      VALOR ANUAL: Estipulado em 1.123.000,00 (um milhão cento e vinte e três mil reais), esse valor se divide em em 12 vez mensal que daria um pouco mais de 93.500 (noventa e três mil e quinhentos reais). Não se tem palavra pra descrever esse descaso, isso vem se repetindo ao longo de décadas e décadas. Foram se derrubada 01 Estádio, 02 Quadras de Futsal na sede do Município, um estádio está sendo feito bastante longe da cidade em local isolado, obra que já se arrasta a anos e sem previsão de término. Imagine municípios que vivem situações parecidas com a nossa e que são bem mais desenvolvidos como por exemplo Tianguá?



ESPERANÇA?
     A nova gestão que assumiu em 2021prometeu reerguer o esporte, mas nenhum Coreauense acredita, por mais que se esforce, apesar da pouca fé da população, os gestores começam a caminhada de modo diferentes dos antecessores, a principal mudança é já se sabe quem é o atual Secretario de Esporte em Coreaú, isso mesmo, há décadas atrás só se sabia meses ou até mesmo anos depois, é triste acha essa informação um avanço, então preferimos esperar pra crê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário